Sanofi implementa ferramenta de inteligência artificial para a equipe de compras

Farmacêutica apresenta a Sandie, assistente virtual que detecta a necessidade do usuário, coleta e entrega informações dentro do chat da maneira relevante

 

Até o início do ano, a área de Compras da Sanofi dedicava parcela importante de seu trabalho tirando dúvidas simples dos funcionários sobre os processos de contratação de fornecedores. Isso significava menos tempo para se dedicar à principal atividade do departamento: negociar com fornecedores. Isso até maio, quando surgiu a Sandie, a assistente virtual que passou a fazer parte do atendimento da equipe interna de Compras, com o compromisso de aumentar a eficiência do time e simplificar processos.

Resultado de um projeto de cooperação entre as áreas de Compras e Tecnologia da Informação, a assistente virtual facilitou a comunicação entre compradores e a empresa. Este chatbot da Sanofi tem como objetivo esclarecer as dúvidas frequentes e comuns sobre pontos de contato, processos e políticas de Compras, papéis e responsabilidades, necessidades de contrato.

 

“O time de Compras utilizava cerca de 20% do seu tempo tirando dúvidas corriqueiras. Com a assistente Sandie, passamos a dedicar nossos esforços em atender nossos clientes internos de maneira mais estratégica e eficiente, qualificando ainda mais nossas entregas”, comenta o diretor de Compras da Sanofi, Marcelo Goes.

 

Por meio do chatbot, que simula a interação com um ser humano utilizando recursos de inteligência artificial, as respostas do sistema se aproximam cada vez mais de uma conversa real. “A ferramenta tem a capacidade de utilizar as informações acumuladas, de forma que o programa “aprenda” com novos dados que vão sendo armazenados, oferecendo uma experiência mais personalizada de atendimento e maior agilidade nos processos de compras”, explica o diretor de ITS Latam da Sanofi, Luis Hamilton.

 

Além das funcionalidades atuais, para o próximo ano está prevista a implementação de novos recursos na ferramenta como status dos pedidos, fluxo de aprovações e geração de requisições por robôs que estarão integrados ao assistente virtual. A assistente virtual Sandie pode ser acessada por multi plataformas, como tablets e smartphones.

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