/>

Motivação, Propósito e Impacto: Um Novo Posicionamento de Modelo Mental no Mundo do Empreendedorismo.

*Por Angela Flavia Zavattieri

 

Muito se fala hoje em um propósito para o empreendedorismo, mas o que é este afinal? Muitas pessoas veem esta palavra, que ficou tão usual nestes últimos tempos de uma maneira um pouco nebulosa. Para abrir um negócio ele tem que ter um propósito? De certo que sim.

 

O PROPÓSITO advém da sua MOTIVAÇÃO, fator pessoal. A Motivação está relacionada com a subjetividade do Indivíduo, as razões de fazer o que se faz, isto porque, a pessoa se reconhece naquilo que faz espontaneamente.

 

O PROPÓSITO, atribuído à empresa, diz respeito à busca de atingir um objetivo; é a cultura da mesma, os pilares sobre a qual ela está estabelecida definindo diretrizes; é o que eu coloco adiante como o que eu desejo alcançar; é em cima disso, que a proposta de valor da empresa é formulada, determinando seu direcionamento.

 

É necessário ir atrás de conhecimentos para saber como colocar sua proposta de valor de modo que o nicho que você decidir alcançar almeje o seu produto ou serviço. (- Aqui fica uma dica, muitos materiais do SEBRAE são gratuitos no site, assim como algumas oficinas e palestras. Existem também cursos pagos, que nos ajudam a planejar o negócio, como o CANVAS, Plano de Negócios, tantos outros).

 

A motivação compromete o seu engajamento e dos seus empregados também. Empresas que seus empregados estão mais engajados, querendo assim fazer o seu melhor, pois acreditam no propósito da empresa, tendem a ser mais sólidas e sustentáveis. Empresas que não olham seus funcionários como ativos, mas sim, tem um olhar humano, tendem a crescer de uma maneira muito mais arrojada, tal é o engajamento causado. Maior é a produtividade.

 

Estamos em tempo de crise, o que faz emergir mudanças, tais quais a chamada economia criativa, economia colaborativa, logísticas reversa; o homem está mudando seus hábitos para poder se sustentar; novos tipos de negócios estão surgindo através de uma, mais que imperativa, mudança de modelo comportamental.  O mercado olha mais atento para as questões sustentáveis, para os negócios que proporcionam IMPACTO, em questões de cunho social, ambiental, econômico, entre outras.

 

IMPACTAR significa afetar, causar reação, e é o que o mundo do empreendedorismo está buscando hoje, IMPACTAR DE MANEIRA POSITIVA.  Adotar um novo mental como cultura de seus negócios. Este posicionamento vem fazendo surgir muitos negócios sociais, aonde o lucro não é o único fator determinante do negócio, é sim possível lucrar investindo em negócios mais humanizados.

 

Estamos nos aproximando de mais um fórum das Empreendedoras o VIII Fórum das Empreendedoras em São Paulo no Clube Homs! O tema: PROPÓSITO E IMPACTO. Todas nós sabemos o quanto nos impacta cada café que temos na Rede Mulher Empreendedora, as estórias, como o empreendedorismo pode trazer independência financeira às mulheres.

 

A Rede Mulher Empreendedora tem causado tamanho impacto social que é conhecida internacionalmente. Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora foi eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil da FORBES e delegada líder do Brasil no W20/G20.

 

Vivemos num mundo, infelizmente ainda machista, onde a igualdade de gêneros é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a ser alcançado (- ODS 5), quando na verdade isso deveria ser algo natural. Portanto, oportunidades como os eventos da RME, em que há oportunidade de aprender, compartilhar, fazer network e ainda dispor de mentorias para esclarecer dúvidas são muito importantes.

 

O Fórum, para quem ainda não foi, é incrível! venham!

 

VIII Fórum Empreendedoras – Propósito e Impacto,

 

O CLUBE HOMS é na Av. Paulista, 735 – São Paulo

 

DIAS 19 E 20 de setembro.

s;