/>

Erros que podem comprometer seu negócio

*Por Fernanda Bianconcini e Luziane Sartori

 

Toda empreendedora tem como objetivo transformar seu negócio, muitas vezes seu sonho de vida, em um negócio próspero e lucrativo. No entanto, para que esse sonho se torne realidade é necessário muito comprometimento e um esforço diário para que as coisas deem certo.

 

Atualmente, muito se fala na internet e na mídia em geral sobre como abrir um negócio, como captar cliente, como aumentar as vendas, como melhorar a exposição nas mídias sociais, etc, mas quase ninguém te alerta para não cometer alguns erros que podem comprometer seu negócio.

 

Se você decidiu apostar no sonho de empreender ou já está nesse caminho a algum tempo, esteja sempre atenta à vida financeira do seu negócio. Existem alguns erros que podem comprometê-lo e até mesmo te levar a fechá-lo.

 

Misturar a vida financeira do seu negócio com a sua vida financeira pessoal

 

Contas de supermercado, farmácia ou combustível, não combinam com as despesas básicas do seu negócio. Se você está movimentando tudo isso em uma única conta corrente, saiba que a saúde financeira da sua empresa está sendo diretamente afetada. Fazer gestão de duas contas correntes, uma pessoal e outra para seu negócio, pode parecer no princípio difícil, mas evita riscos contábeis, risco com o governo e desgaste, principalmente se você tiver um sócio. Afinal, ninguém precisa saber quanto você gasta no supermercado, certo?

 

Não ter um controle das contas a pagar e do que se tem para receber

 

Não saber o vencimento das contas ou quando você irá receber de seus clientes é uma armadilha para seu negócio. Sem saber o vencimento das contas, você pode ter que arcar com gastos desnecessários, como multas e juros. Controlar os prazos dados aos seus clientes também é essencial, pois é necessário ter previsão de quando e quanto você vai receber. Caso contrário, você pode se ver sem dinheiro para pagar as despesas do dia enquanto há clientes em dívida com a sua empresa.

 

Não elaborar um fluxo de caixa

 

O fluxo de caixa é a ferramenta que permite que você faça a gestão financeira da sua empresa. Na prática, o fluxo de caixa nada mais é do que o movimento do dinheiro que entra, do dinheiro que sai, e o saldo que fica na sua conta, dia por dia.

 

Com o fluxo de caixa em mãos, você poderá analisar se as entradas e saídas estão bem distribuídas durante o mês, e caso não estejam, pensar no que pode ser mudado para que você sempre mantenha o saldo da sua empresa positivo e preparado para eventuais despesas emergenciais.

 

Existem vários modelos disponíveis na internet que te farão ganhar tempo e começar essa análise rapidamente.

 

Agora que você já conhece esses três erros, pense se você está cometendo algum deles. Se estiver, não se preocupe. É sempre tempo de corrigi-los. Muitas vezes a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio está nos detalhes. Fique atenta e seja uma empreendedora bem-sucedida.

 

*Sócias e fundadoras da BS Consulting

s;