SocialStarters e Asplande oferecerão programa voltado à empreendedoras de comunidades cariocas

“Nosso foco é combater a vulnerabilidade social feminina, bem como proporcionar oportunidades para mulheres empreendedoras com negócios sociais ou da economia criativa a criar e medir o seu impacto social.”, diz Jiselle Steele, líder de projetos da SocialStarters.

 

Em 2019-20, a SocialStarters e a Asplande vão co-criar e oferecer um programa inovador de incubadora de impacto social que fornecerá apoio, orientação e espaço de trabalho para 60 empreendedoras de favelas e periferias do Rio de Janeiro.

 

Com o apoio do British Council, a pesquisa das empresas de escopo e desenvolvimento no Brasil mostrou que mulheres empreendedoras enfrentam barreiras e preconceitos como resultado de seu gênero, raça e classe social. Este programa será, portanto, liderado por mulheres e visa alcançar empreendedoras sociais majoritariamente afro-brasileiras.

 

Nosso programa inclusivo, ambicioso e de alto perfil capacitará mulheres empresárias a se tornarem ativas em todos os setores, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento das economias criativas e sociais no Brasil. Nosso objetivo é destacar modelos de empreendimentos femininos no Brasil, além de construir redes com potenciais investidores, financiadores e / ou voluntários.

 

As participantes da incubadora irão aumentar e melhorar o impacto social nas comunidades em que vivem, trabalham e prosperam. Essas empreendedoras muitas vezes sofrem na pele as questões sociais que elas pretendem enfrentar e dessa forma serão criadoras de produtos, projetos e serviços que abrangem moda, estilo de vida, alimentos e bebidas, bem como artes visuais e criativas.

 

O programa da Incubadora de Impacto Social engloba, educação (3 meses de apoio), compartilhamento de habilidades e mentoria (com “parceiros de orientação"), capital semente (de um parceiro de financiamento), espaço de trabalho (em um ou dois espaços que serão providos) e redes de trabalho em parceria (que se formaram a partir de uma série de atividades).

 

Datas-chave de Incubadora: Primeiro ciclo – de junho de 2019 a novembro de 2019 Segundo ciclo – de novembro de 2019 a abril de 2020

s;