/>

5 Dicas para Começar a Empreender

*Por Viviane Rosiris Giovani 

 

Quem nunca pensou: “Quero empreender, mas não sei por onde começar”.

 

No mundo em que vivemos, com tanta informação e tecnologia, há muitas oportunidades de se obter conhecimento e poder se planejar. Ter o sonho e a vontade de gerir um novo negócio não bastam; é preciso planejamento, estudos, pesquisas e conhecimento de mercado sobre o que o seu produto/serviço oferece e quer atingir. Para quem deseja ser visto, tem que se mostrar. Hoje, quem possui um negócio, precisa estar presente nas redes sociais. É através da internet que o seu público vai conhecer a sua marca e acreditar no valor que você quer gerar.

 

Não somente planejar a sua empresa, mas além disso, mostrar seu conhecimento técnico e trabalhar seu perfil empreendedor que precisam urgentemente serem repensados. Já ouviu aquela frase: quem faz tudo, não faz nada? Certamente. Analisando, você até pode vender muitos produtos/serviços, mas quem quer ser referência em um determinado assunto, tem que se especializar em algo. Esse algo, será o que a sua empresa mostrará aos clientes que você entende como ninguém o que está sendo vendido. As pessoas irão perceber que sua marca é uma especializada e não apenas vendedora de produtos/serviços, mas a que resolve o problema de quem a procura e com maestria!

 

Os perfis empreendedores são de suma importância. Muitas vezes dizemos, por exemplo, que somos muito bons em finanças, mas ao executarmos um projeto e os perfis sendo colocados em prática na nossa empresa, talvez não sejamos tão bons bem assim. Estruturar e manter uma empresa é bem diferente de manter organizados os gastos dentro do seu salário, caso tenha um emprego corporativo, onde incide o mesmo valor todos os meses.

 

Abaixo, 5 dicas de como você pode se preparar para empreender:

 

1. Conhecendo a si mesma(o): o que você sonha ou o que você quer mudar na sua cidade e resolver? Você precisa se conhecer, precisa saber o que cabe junto aos seus princípios. A empresa é o reflexo do empresário, você precisa acreditar no seu produto/ serviço. Você compraria? Você tem conhecimento de como fazê-lo? Você quer ser referência? Lembre-se de que se você não for atrás dos seus sonhos, ninguém o fará.

2. Vá estudar e trabalhar os seus 10 perfis empreendedores! É muito importante você se autoconhecer. O curso do Sebrae junto a ONU, chama-se Empretec. Ele ensina você em uma imersão de 6 dias, conhecer o seu lado empreendedor nas áreas de marketing, financeiro, estratégico, sentimental, comportamental, social e muitos outros. Se você pretende estar engajado em seu projeto e decolar, faça.

3. Planeje-se. Organize-se e faça cursos técnicos na sua área. Pode ser à distância, presencial e vá à eventos e palestras. São perfeitos para você se especializar e saber como estruturar o seu produto. Muitas vezes, vendo vídeos na internet, achamos que já estamos prontos. Pode até começar, mas para ser referência e crescer, você precisa buscar os melhores cursos e seguir pessoas que lhe inspirem. Você precisa criar experiência da marca, e não vender apenas produtos/serviços. Monte um protótipo e ofereça; você vai sentir a aceitação do público!.

4. Você precisa entender de gestão o mais rápido possível. Monte um Canvas. Estruture o modelo de negócio com a sua ideia e veja se é viável. A ideia pode ser boa, mas precisa gerar resultado e receita. Nele, você consegue visualizar o tipo de cliente que quer atingir, tipo de produto/serviço, os recursos para começar, receita x despesa, parceiros, investimento e como vai influenciar . Não adianta você querer ter sucesso de um dia para o outro. Trabalhe antes de propagar e não o contrário. Não tenha medo de pivotar! Não deu certo? é inviável? Comece tudo de novo. Procure na internet as ferramentas e faça: análise SWOT onde você irá ver as fraquezas e oportunidades; Mind Map (modelos mentais) para você estruturar projetos e etapas; Fluxo de Caixa para entender como funciona e separar o dinheiro empresarial do pessoal; Funil de Vendas para saber as etapas de vendas, conhecer e gerar valor ao cliente.

5. Tenha atitude! Busque oportunidades e parcerias, não tenha medo de desafios, não aceite nada que não seja compatível com a sua visão. Tenha um propósito. Onde você quer chegar? O que você quer ser? Tenha pensamentos afirmativos e frases inspiradoras! O que lhe motiva?

 

*Empreendedora da Viviane Giovani Studio,  especializada em Scrapbook.  Formada em Turismo e Pós Graduada em Gestão Empresarial. Empreteca Sebrae e case de sucesso em Guarulhos. Monta workshops de scrapbook em várias cidades e Estados. Aulas ao vivo no Youtube. Palestrante Motivacional e de Mapas da Criatividade para Empreendedoras.  Integrante do grupo Mulheres de Negócios Guarulhos, parceira do Sincomércio Guarulhos e coordenadora do projeto Vila das Empreendedoras.

 

s;