/>

3 lições sobre grandes eventos: mulher de negócios não desperdiça recursos

*Por Cassiana Buosi

 

Se você é empreendedora, deve priorizar seu tempo para fazer cursos, sejam eles gratuitos ou  online e participar de grandes feiras e congressos.

 

Eu, como mãe-empreendedora no ramo da educação e envolvida com pesquisas relacionadas com o futuro da aprendizagem e da educação, preciso estar nos eventos relacionados ao tema.

 

Eu sou uma pessoa de negócios e por mais disruptiva que eu seja – uma das minhas paixões, questionar paradigmas – sei bem a importância de estarmos atentos a tudo ao nosso redor principalmente para que possamos ter uma visão bem completa do cenário em que nos encontramos. E assim, inclusive, costurar melhor as oportunidades tanto de negócios quanto de parcerias.

 

Então, trago algumas reflexões que poderiam ser interpretadas também como grandes aprendizados. Todas elas se aplicam a qualquer tipo de negócio – estando no setor da educação ou não:

 

Nunca subestime um evento pelo porte, por mais crítica que você seja – se for o seu caso. A potência e a repercussão que este evento carrega só serão ignorados pelos ignorantes – ou talvez arrogantes. Uma coisa é não poder ir. Outra é decidir ignorá-lo. Que também é diferente de optar, conscientemente e sem demérito ao tal evento, por não ir.

 

Por falar nisso, ouvi de alguns palestrantes algo que fiquei muito feliz: professores – especialmente os mestres e doutores – devem descer do pedestal e lembrar que em nenhum outro momento da história tiveram que ser tão aprendizes quanto mestres. Humildade é a habilidade da vez, na minha humilde opinião (rs).Muito comum as pessoas se inflarem com seus egos e não perceberem. Atenção: alto risco de sufocamento. Pare para refletir com carinho sobre isso.

 

Uma vez que investirá seu tempo, tão precioso, em eventos que duram o dia todo, planeje-se com antecedência para extrair o máximo que puder. Especialmente em relação a retorno para seu negócio. Investigue antecipadamente a programação, quem falará, estude estas pessoas e como elas podem ajudá-las em sua jornada empreendedora, converse com diversos expositores, estabeleça contatos ali mesmo na hora, já pedindo permissão para se conectarem via LinkedIN, por exemplo. Usar seu tempo tentando se encontrar em meio a uma avalanche de atividades ou ainda pegando filas para autógrafos não faz com que o seu investimento (em tempo e em dinheiro) tenha retorno. E que empreendedora pode se dar ao luxo de desperdiçar recursos?

 

E por falar em grandes eventos… o Fórum Empreendedoras 2019 já tem data e local para acontecer! Programe-se! Se já foi em anos anteriores, pare para pensar tudo o que poderia ter feito, mas não deu tempo – e bora aproveitar esta próxima edição.

 

Bora agora colocar as dicas em prática?

s;