/>

Cartão de Visita – A primeira impressão é a que fica

*Por Luziane Sartori e Fernanda Bianconcini

 

Apesar de vivermos em um mundo digital, o cartão de visita é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio. Frequentemente entregues a clientes e contatos, são baratos e podem ser uma forma altamente personalizada de marketing.

 

O cartão de visita é parte de sua apresentação pessoal, é onde devem estar as informações necessárias para captar a atenção do seu cliente e te ajudar a permanecer na memória dele, mesmo depois do primeiro contato.

 

Cartões também reforçam sua credibilidade e legitimidade, e dão uma perspectiva de seu profissionalismo.

 

Seja em uma reunião, congresso ou até um encontro ao acaso, não oferecer o seu cartão de visitas vai deixar uma lacuna e dificultar a continuidade da relação entre os envolvidos. Quando você oferece seu cartão, você está convidando essas pessoas a entrarem em contato posterior para continuar a discussão ou fazer negócios.

 

Lembre-se que o networking cria oportunidades e abre muitas portas. Se você não aproveitar todas as suas chances, pode cair no esquecimento ou deixar seus concorrentes passarem na frente.

 

O que escrever em um cartão de visitas?

 

Um cartão de visitas é um modo simples de estabelecer a sua marca, e deve conter informações de forma que você seja facilmente encontrada:

 

  • logo da sua empresa;

 

  • slogan de publicidade (uma frase curta que represente seu negócio);

 

  • informações de contato – seu nome completo, número de telefone, e-mail e site (se tiver). Endereço físico e redes sociais também podem ser relevantes.

 

Todas as informações devem estar sempre atualizadas. Ocorrendo qualquer mudança, é preciso providenciar a confecção de um novo cartão, pois não há nada mais inadequado do que entregar cartão rasurado ou com dados incorretos.

 

Como desenvolver e imprimir o cartão de visitas?

 

Para passar uma imagem profissional, é necessário que o desenvolvimento seja feito por empresas especializadas ou até mesmo em sites de criação de logotipos.

 

O ideal é que o cartão seja confeccionado em uma gráfica, evitando as impressões caseiras, pois o tipo de papel usado e a impressão de qualidade são essenciais para refletir uma boa imagem. Caso contrário, você corre o risco de comprometer a sua credibilidade, oferecendo uma imagem que poderia ser interpretada como desleixo e falta de organização.

 

Atualmente, existem diversas gráficas que disponibilizam em seus sites um serviço para que você defina e desenhe seu próprio cartão.

 

Seja com a ajuda de um profissional, sites especializados ou sozinho não deixe de fazer o seu!

 

*Sócias e fundadoras da BS Consulting

 

Fernanda Bianconcini e Luziane Sartori possuem experiência de 20 anos no mercado corporativo, tendo ambas atuado em grandes corporações e instituições financeiras. Atualmente são sócias na BSConsulting, consultoria de Inteligência Corporativa.

s;