Conclusão do curso de formação de cuidadores de idosos, do projeto “Transcuidadorxs”

O projeto, sem fins lucrativos, consistiu em habilitar e capacitar tecnicamente essa parcela da população vulnerável sócio economicamente, vítimas de violência e exclusão social que enfrenta dificuldades para inserção no mercado de trabalho. Agora como cuidadores de pessoas idosas, incorporam uma formação técnica especializada para atuarem em instituições de assistência e promoção à saúde dos idosos, em caráter público ou privado.

 

O curso teve caráter multidisciplinar, com professores médicos, enfermeiros, advogados, dentista, fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista, com formação e especialização em gerontologia, com 120 horas de carga horária, abordando o envelhecimento ativo, saudável e patológico (senil).

 

Os alunos tiveram aulas teóricas e práticas sobre cuidados diários e assistência às necessidades e atividades básicas de vida diária, em locomoção, saúde bucal, medicamentos, higiene corporal, prevenção de violência, estatuto do idoso, entre outros temas relacionados ao idoso, visitaram também Instituições de longa permanência (ILPI), vivenciando o dia a dia do idoso com algum grau de dependência.

 

Através deste release viemos convidar a todos para a solenidade da formatura, para participarem e comemorarem o êxito de cada um deles. Nessa fase importante de busca por cidadania, dignidade e respeito.

 

s;