/>

Já treinou seu pitch hoje?

*Por Alice Salvo Sosnowski, fundadora d´O Pulo do Gato

 

O pitch é uma pequena apresentação oral sua sobre o seu projeto ou negócio. Nos cafés da Rede Mulher Empreendedora sempre tem o momento do pitch quando 5 ou 6 empreendedoras vão no palco apresentar a sua empresa em apenas 30 segundos.

 

É o conhecido Pitch Elevator. Não sabe o que é? Imagine que você está em um elevador, a porta se abre em um andar aleatório, e entra uma pessoa super importante para o seu negócio. Você tem apenas alguns andares para apresentar a sua empresa. Como você fará isso?  Os especialistas falam que 30 segundos tempo é o suficiente para você mostrar a sua proposta de valor (por que o seu negócio existe). Mais tempo do que isso, seus argumentos começam a ficar confusos e mostram que por trás existe uma indefinição na sua ideia.

 

A principal dica para quem quer fazer um bom pitch é:  sempre comece pelo mais importante! Capte a atenção do interlocutor logo no início. Explique porque sua empresa é interessante, porque compram de você, qual o seu diferencial. O importante não é produto, mas a vantagem que você é capaz de oferecer.

 

O segredo é fazer com que a pessoa se interesse e queira saber mais sobre o seu negócio. Para montar um pitch convincente, acompanhe o roteiro a seguir que treino com meus alunos nas aulas de empreendedorismo:

 

Qual o seu nome e o nome do projeto?

 

Qual mercado você irá atuar? (para quem e por quê?)

 

Qual problema vai resolver?

 

Qual a solução e sua proposta de valor?

 

Quais são os diferenciais?

 

Que resultados você conseguiu até hoje?

 

O que você precisa?

 

Se você ainda não tem seu pitch preparado na cabeça, recomendo: faça e pratique! Desde já! Porque vai chegar o dia em que você vai precisar. E esse dia sempre chega, mas só quem praticou bastante pode se dar bem.

 

E, finalmente, pense numa maneira memorável de encerrar sua apresentação. Você pode criar suspense ou deixar uma pergunta no ar. Instigue seu interlocutor, faça com que ele se lembre de você.

 

Ah, e lembre-se: tenha sempre à mão um cartão de visitas ou um e-mail ou site fácil de decorar. Deixe contatos para os próximos encontros!

 

*Alice Salvo Sosnowski é empreendedora, escritora, professora de empreendedorismo e atua como mentora e consultora de empreendedores, startups e empresas de diversos setores.

s;