Artigos

12 anos de muita luta a favor das mulheres

A Rede Mulher Empreendedora nasceu durante o programa “10 mil Mulheres” da FGV, quando Ana Fontes teve a ideia de criar um blog sobre os medos, as dúvidas e as dificuldades no empreendedorismo feminino. Ela percebeu, então, que esses questionamentos eram compartilhados por outras mulheres, que também buscavam ajuda e apoio. A Rede surgia assim, […]

Publicado em 18 de janeiro de 2022

A Rede Mulher Empreendedora nasceu durante o programa “10 mil Mulheres” da FGV, quando Ana Fontes teve a ideia de criar um blog sobre os medos, as dúvidas e as dificuldades no empreendedorismo feminino. Ela percebeu, então, que esses questionamentos eram compartilhados por outras mulheres, que também buscavam ajuda e apoio. A Rede surgia assim, para suprir essa lacuna.

Com mais de nove milhões de mulheres impactadas, a RME completa 12 anos.  Mais de R$ 33 milhões em renda foram gerados por programas como Ela Segura, Heróis usam marcaras, Potencia Feminina, Ela Pode, RME Digitaliza Seu Negócio, dentre tantos outros, durante esse período. E ao longo dos anos, capacitações e cursos diversos foram lançados, novas parcerias surgiram e a Rede continua crescendo cada dia mais. Há muita história para contar, mas alguns momentos não podem deixar de ser lembrados.

Criado com o intuito de promover a  autonomia  econômica  das  mulheres  para  que  elas  possam ser donas de suas vidas e negócios, o Instituto Rede Mulher Empreendedora é um grande marco na história da RME. “Por sentir a necessidade de ampliar nossa parte social, criei o Instituto RME e, com isso, recebi doação do Google Foundation para capacitar 135 mil mulheres de todo Brasil até o fim de 2020. Nós participamos também da Conferência Global W20, grupo de engajamento do bloco econômico G20, para ajudar na luta pelo fim da desigualdade”, comenta a fundadora, Ana Fontes.

Com cerca de 224 mil mulheres impactadas pelo IRME, a luta para que o número de mulheres empoderadas, empreendedoras e independentes continue crescendo é constante. O Instituto trabalha com voluntárias que ajudam a estruturar e a manter os projetos funcionando da melhor forma possível para atender todas as necessidades das participantes dos programas lançados. 

E possibilitado pela criação do Instituto RME e graças à doação feita pelo Google.org, o programa Ela Pode é hoje um dos maiores projetos da RME e do Instituto RME. O propósito do programa é apoiar mulheres na recuperação da sua autoestima, por meio de capacitações com foco em habilidades socioemocionais. “Quando vi a força que nós mulheres temos e que juntas, partilhando nossas lutas e vitórias, formamos uma corrente de energia positiva, que me deu força para acreditar no meu potencial de mulher. Percebi também que estou no caminho certo em empreender meu próprio negócio, que minha marca está alinhada com minha história. E estou vencendo a cada dia a depressão, o pânico e a ansiedade com ajuda de Deus e os exemplos de mulheres brilhantes que conheci no Ela Pode. Sinto-me muito agradecida”, contou a empreendedora Marineiz Mendes, que participou do programa em 2019.

Entre os desafios da RME, o Fórum RME se torna facilmente um dos maiores. O evento anual tem se reinventado desde sua primeira edição. Com mais de 100 mil pessoas inscritas na edição de 2021, o Fórum já ofereceu Super Mentorias, painéis e palestras com grandes nomes do empreendedorismo, como Maria Rita Spina, Chieko Aiko, Camila Farani, Veronica Oliveira, Daniela Santos e muitas outras. 

Para registrar os principais momentos e aprendizados da vida de empreendedora, Ana Fontes lançará este ano seu primeiro livro. Ficou curiosa? Então aqui vai um spoiler:

Sabe aquela história de que uma andorinha só não faz verão? Pois imagine quantas mulheres estão nesse momento gerando renda para ela e toda sua comunidade por meio de seus negócios próprios de todos os tamanhos e perfis. É o empreendedorismo feminino transformando o mundo e ele é mais presente a cada dia.” 

Agenda de 2022

Neste novo ano, a Rede Mulher Empreendedora segue com o mesmo propósito de apoiar as mulheres a gerar renda, através do empreendedorismo e acesso a emprego, oferecendo capacitações, mentorias, capital semente e outros.

Para isso, diversos programas continuarão com inscrições abertas. Você pode escolher o que mais se encaixa com seus interesses. Veja:

Ela Segura, uma parceria com a Fundación Mapfre, que oferece capacitação técnica para mulheres que tiveram a renda prejudicada com a pandemia, com foco em prepará-las para o mercado de trabalho ou construção de seus próprios negócios. 

Trampo Dela, uma iniciativa do Instituto RME, em parceria com a Amazon, para ajudar mulheres de todo Brasil a desenvolver características desejadas pelo mercado de trabalho. A metodologia conta com aulas práticas, sessões tira-dúvidas. Além disso, o programa dá acesso às plataformas de vagas em empresas parceiras.

Plantão de Mentoria, uma parceria entre RME e Stone, que tem o objetivo de tirar dúvidas que persistem durante o comando do seu negócio. Com diversas datas e enfoques diferentes, as inscrições já estão abertas e são gratuitas.

Potência Feminina, um programa do Instituto RME, realizado com apoio do Google.org, que tem o objetivo de capacitar e impactar a vida de 50 mil mulheres espalhadas pelo país. Empregabilidade, empreendedorismo e programação serão as bases deste projeto que conta também com um processo de aceleração e investimento de capital semente.

A pesquisa anual do Instituto RME, feita com apoio da RME e em parceria com o Instituto Locomotiva, é realizada para mapear o desenvolvimento do empreendedorismo feminino no Brasil, trazendo recortes sobre dificuldade de acesso ao crédito, impactos da digitalização e o círculo virtuoso da empreendedora. Em sua sexta edição, “Mulheres empreendedoras 2021”, para tornar o acesso aos dados mais descomplicado e acessível, lançamos uma versão em vídeo que você pode assistir aqui.

E, claro, o maior evento de empreendedorismo feminino do Brasil volta com mais uma edição. Nos dias 14, 15 e 16 de setembro, ocorrerá a 11ª edição do Fórum RME. Para você não perder, inscreva-se já no Save The Date Fórum RME 2022. Todas as novidades desse super evento vão ser reveladas em primeira mão para quem fizer a pré-inscrição.