simples novo />

Receita Federal altera Documento da Arrecadação do Simples Nacional (DAS)

Por Heloisa Motoki

 

Na próxima segunda-feira, 12 de novembro de 2018, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) terá um novo modelo. Conforme destacado pela Receita Federal:

 

  • Não houve alteração do código de barras do DAS, mas apenas dos elementos visuais. Desta forma, o procedimento para pagamento continuará o mesmo.
  • Uma vez que o novo modelo trará informações de forma mais detalhada, dependendo da composição do DAS, este poderá ter mais de uma página. Neste caso, o contribuinte poderá imprimir somente a primeira página, onde consta o código de barras, para efetuar o pagamento.
  • Não será possível fazer a reimpressão (2º via) do DAS. Caso o contribuinte não salve ou não imprima o arquivo PDF logo após a geração do DAS, terá que gerar outro DAS, com novo número, para efetuar o pagamento.

 

Na prática, a mudança é positiva por deixar mais detalhado o valor pago de cada imposto, ou seja, o Simples não é um imposto, é uma forma de recolher impostos; portanto, dentro da guia do Simples, estão inseridos impostos em uma única guia.

 

Mas a mudança não facilita o empreendedor nos cálculos, não demonstra o percentual de cada imposto, nem a base de cálculo. Além disso, não é sustentável, em uma emissão padrão metade da folha não é aproveitada.
A forma de pagamento não muda, você pode continuar pagando como já está acostumado, só fique sempre atento com agendamentos e eventuais mudanças nos portais dos bancos e apontamento de pendências, que pode ocasionar na exclusão do regime do simples nacional.

 

simples novo

 

Heloisa Motoki é Diretora Adm/Fin da Rede Mulher Empreendedora, fundadora da Quali Contábil (www.qualicontabil.com.br) e Consultora Especial no site Fórum Contábeis (http://www.contabeis.com.br/usuarios/102860/heloisa-motoki/). Com formação em MBA em Controladoria, Graduada em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade, participante do programa de Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs – 10.000 mulheres (http://www.10000mulheres.com.br/empreendedoras/Heloisa-Motoki ). Há 21 anos no mercado contábil, atua diretamente com pequenas e médias empresas em São Paulo.

s;