Encontro Pró-PME debateu desafios e tendências do empreendedorismo

semana pro pm

Palestrantes destacaram a importância de observar as lacunas no mercado e acreditar nas ideias para criar soluções inovadoras
 
 O Grupo Estado promoveu, nos dias 26 e 27 de setembro, o Encontro PRÓ-PME, evento que reuniu pequenos e médios empreendedores a grandes e renomados empresários para discutir inovação e empreendedorismo no 1º e no 2º andar do edifício Tomie Ohtake, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.
 
Durante os dois dias, os participantes puderam conhecer um pouco das experiências e desafios pelos quais os palestrantes passaram ao longo de sua jornada. “Empreender é tomar decisões difíceis o tempo todo”, afirmou Carlos Mira, CEO do TruckPad, que ouviu muitas críticas antes de criar uma plataforma que conecta os autônomos às cargas e as transportadoras aos caminhoneiros. “As pessoas achavam que o motorista não iria usar o smartphone para localizar cargas, mas eu acreditei nessa ideia e fui até o Vale do Silício para entender como colocá-la em prática.”
 
Durante o painel “Construindo identidades”, o vice-presidente da rede de clínicas Dr. Consulta, Renato Velloso, afirmou que tempos “bicudos” não podem ser desculpas para não desenvolver o espírito empreendedor. Foi justamente a partir de um problema, o acesso restrito a planos de saúde no Brasil, que nasceu a rede de clínicas de saúde. “Abrimos as portas para mais de 1 milhão de pacientes na Grande SP”, afirmou.
 
Já o debate “Tudo é Empreendedorismo” trouxe mulheres para discutir o papel delas no setor. Tanto a skatista Karen Jonz quanto a publicitária Nana Lima se tornaram empreendedoras ao criar produtos específicos para esse público. Baseada em uma necessidade pessoal, Karen criou uma calcinha para deixa-la mais à vontade nas pistas, que se tornou sucesso entre outras mulheres que praticavam o esporte, e Nana criou a Think Eva, que presta consultoria para as marcas se comunicarem melhor com o público feminino. “Identificamos algumas lacunas no mercado e, com um trabalho de estratégia e de posicionamento, conseguimos ampliar a conversa em torno da mulher”, destaca Nana.
 
Os participantes ainda puderam acompanhar palestras de empresas parceiras do evento, como a seguradora Capemisa, o serviço de entrega de bebibas Zé Delivery, a SAP e a consultoria Great Place to Work, na Arena PME Tech, além de participar do Business Game, jogo de gestão de empresas focada em inovação, para aprender na prática como gerir seus negócios na prática.
 
O encontro fez parte da Semana PRÓ-PME, que aconteceu até 30 de setembro. Ao longo desse período, o Estadão publicou reportagens especiais com informações para pequenos e médios, além de disponibilizar um site de ofertas com serviços e produtos com condições especiais para ajudá-los a concretizar negócios de sucesso. A empresa de desenvolvimento de sites Ivoire, a empresa de criação de logomarcas We Do Logos, a consultoria empresarial Blue Numbers, o site Buscapé, além da patrocinadora do evento SAP, estão entre as companhias que ofereceram ofertas.
 
Fonte: Divulgação

s;