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Como aumentar as vendas de sua empresa e ter segurança de recebimento?

Aline Dalindo Mendonça*

 

Toda empresa que comercializa seus bens e serviços deve levar em consideração o possível risco de inadimplência. O único grande ativo de uma empresa que geralmente não tem seguro, é o CONTAS A RECEBER. E uma solução altamente eficaz para proteger RECEBÍVEIS e alavancar as vendas é ainda pouquíssimo conhecida no mercado brasileiro, principalmente nas pequenas e médias empresas.

 

Podemos chamar o Seguro de Crédito de Ferramenta de Proteção de Recebíveis, que consiste em cobrir o risco de inadimplência do contas a receber das empresas (tanto para mercado interno como para externo), originado pelas vendas a prazo de produtos ou serviços. Os clientes da sua empresa passarão a ser monitorados por uma seguradora, que em caso de inadimplência por parte do mesmo, por mora simples ou Recuperação Judicial, estando cadastrado e monitorado, sua empresa poderá ter de 50% a 93% de cobertura/indenização por fatura comercial. Ou seja, segurança de recebimento em alguns casos de até 100%, se a dívida for totalmente recuperada pela seguradora.

 

Outra observação importante para as empresas conhecerem é: o prazo para receber a indenização quando existir um sinistro/falta de pagamento, pode variar de 90 a 180 dias (no máximo), dependendo da seguradora escolhida. Sendo que para as PMEs temos condições especiais de 90 dias com alguns players do mercado.

 

A novidade para o mundo do empreendedorismo é que algumas seguradoras já permitem a emissão desta apólice de forma rápida e barata, gerenciada totalmente on-line para start-ups, micro e pequenas empresas. Para isso, é preciso que as empresas se enquadrem nas regras básicas do produto:  Venda a prazo – produtos ou serviços; E opere em transação b2b – venda de empresa para empresa (Não cobre venda para pessoa física nem governo).

 

Empreender, como sempre, é bastante desafiador, mas obtendo uma ferramenta que pode auxiliar na prospecção de novos clientes, manutenção e gerenciamento dos clientes existentes e cobertura de possível inadimplência, fica muito mais seguro.

 

Conheça algumas vantagens de ter uma apólice de seguro de crédito em sua empresa:

 
Livre prospecção de até 1.000 consultas a novos clientes a nível Brasil, dentro do sistema disponibilizado pela Seguradora;
Gerenciamento e prevenção do risco: a sua empresa terá acesso ao sistema da seguradora, com um banco de dados de mais de 200 milhões de empresas cadastradas no mundo, sendo que este sistema ficará à disposição para auxiliar nas tomadas de decisão de crédito, para prospectar novos clientes, bem como ter os limites de crédito monitorados e analisados de forma on-line;Cobrança/Recuperação/Indenização: garantia de recuperação dos créditos e ou pagamento de indenização pela seguradora;
Redução da PDD (Provisão dos devedores duvidosos): devido à diminuição no índice de inadimplência;
Alavancagem de vendas: possibilita vender mais para o mesmo cliente sem aumentar o risco de crédito a que sua empresa está exposta;
Financiamento: possível negociação de venda/cessão de recebíveis com bancos, para obter fluxo de caixa e maior lucratividade através de emissões de certificados de seguro por cliente, e muito mais.
 
Aline Dalindo Mendonça | Managing Partner da ADM RISK Consultoria de Seguros Corporativos e Embaixadora da RME para o ABC

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