copa do mundo />

Como preparar a sua empresa para a Copa do Mundo?

*Por Heloisa Motoki
 
Em poucos dias se inicia a Copa do Mundo e, por mais que você não acompanhe futebol, como eu, é preciso pensar no coletivo até para não se estressar e perder produtividade nesses dias. Algumas das perguntas que recebo com frequência:
 

1) Sou obrigada a dispensar meus funcionários no dia?
 

Não, as empresas podem, mas NÃO SÃO OBRIGADAS A LIBERAR. Caso a empresa precise trabalhar sem interrupção e o funcionário deixe o trabalho, pode descontar o período não trabalhado – o dia ou as horas não trabalhadas – incluindo o DSR (Desconto Semanal Remunerado).
 

2) O que as empresas podem fazer no dia de jogos?
 

Nos dias de jogos do Brasil, a empresa pode liberar os funcionários para assistir aos jogos ou compensar os períodos não trabalhados, mas é preciso COMBINAR ANTES.
 

Algumas alternativas são:
– Liberar os funcionários durante o dia ou no período do jogo, podendo negociar ou não essas horas por meio de bancos de horas se houver o acordo;
– Criar um acordo prévio de compensação destas horas de forma antecipada; e
– Criar um ambiente corporativo para assistir ao jogo.
 

3) E se não houver acordo?

Se não houver acordo, a DECISÃO É DA EMPRESA. O ideal é manter o expediente normal de trabalho, mesmo durante os jogos do Brasil.
 

4) Para ter a copa a seu favor:
 

Anote os dias de jogos: A estreia do Brasil será em um domingo (17/06), mas o segundo jogo será em uma sexta-feira, dia 22/06, às 9h, e o terceiro jogo, em uma quarta-feira, dia 27/06, às 15h. As demais fases ocorrerão conforme a classificação, ou não, do Brasil.
 

Avise seu cliente: Se optar em compensar ou não ter expediente, não esqueça de avisar seu cliente. Se não puder parar crie também formas de atendimento em sistema de plantão.
 

Integre a equipe: Como haverá jogos durante o horário comercial, opte por assistir na empresa, crie um ambiente bacana e aproveite o momento para integrar a equipe.

 

*Heloisa Motoki é Diretora Adm/Fin da Rede Mulher Empreendedora, fundadora da Quali Contábil (www.qualicontabil.com.br) e Consultora Especial no site Fórum Contábeis (http://www.contabeis.com.br/usuarios/102860/heloisa-motoki/). Com formação em MBA em Controladoria, Graduada em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade, participante do programa de Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs – 10.000 mulheres (http://www.10000mulheres.com.br/empreendedoras/Heloisa-Motoki ). Há 21 anos no mercado contábil, atua diretamente com pequenas e médias empresas em São Paulo.

s;