pessoas />

“Você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo”

Por Tathiane Silva
 
Você já considerou que as pessoas a sua volta podem estar afetando o caminho do seu futuro e da sua carreira? Todos nós precisamos de parentes, amigos e mentores em nossas vidas. No entanto, você já parou para pensar que talvez algumas dessas pessoas podem ter um impacto extremamente negativo em sua vida, mesmo que inconscientemente?
 
Embora a afirmação não seja reconhecida cientificamente ela é muito abrangente.
 
Foi Jim Rohn, famoso empreendedor, autor e palestrante que, certa vez, cunhou uma das frases mais utilizadas no mercado de desenvolvimento pessoal: “Você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo”.
 
Curioso, não? Ao longo da história podemos ver vários cases de sucesso nos quais amigos foram bem-sucedidos juntos, um ao lado do outro, fazendo com que o sucesso de ambos fosse inevitável.
 
Mas como isso afeta minha vida?
 
A resposta para essa pergunta está no seu modelo de vida atual. Basta você observar como você está sua vida. Os resultados obtidos são satisfatórios? É o que você está buscando? Se sim, ótimo! Mas, se seus resultados estão deixando a desejar, você pode estar sob influência de pessoas negativas a sua volta. Nosso objetivo como seres humanos dotados de informações e conhecimentos deve ser sempre a busca de uma vida melhor, porém existem pessoas que são amantes do pessimismo, do “nada está bom”, “tudo está errado”, e para elas o sol nunca brilhará.
 
Agora, pense no seu círculo de amizades. Como seria sua vida pensando na média das cinco pessoas com que você mais convive? Se você tem ao seu lado cinco pessoas tóxicas, sua jornada não será muito prazerosa e isso influenciará diretamente sua performance e seus resultados. Ou seja, as companhias da sua vida pessoal, profissional e social tem estrondosa relação com o que você tem colhido ultimamente.
 
Isso tem relação com a concretização ou não dos nossos sonhos e desejos. Portanto, evite pessoas com o perfil “isso não vai dar certo” e opte pelas que falam “vamos fazer um brainstorming para conseguir resolver isso?”.
 
Fique calmo, não estou dizendo que você deva abandonar seus parentes, familiares e amigos que se enquadrem nessas descrições de padrões negativos e limitadores. Analise você mesmo e defina quem afeta ou não na realização dos seus objetivos. Na hora de buscar conselhos, procure quem está na mesma sintonia de suas metas.
 
Se seu círculo de amizades tiver pessoas estudiosas, determinadas e bem-sucedidas, há uma grande chance de ser como essas pessoas. Mas por outro lado, se seu círculo interno é formado pessoas negativas, fofoqueiras, problemáticas, desanimadas, manipuladores e preguiçosas, infelizmente esse será o conjunto de coisas que você irá encontrar pela frente.
 
Pratique:
Todos os dias pergunte a si mesmo o seguinte:
 
“Com quem estou passando mais tempo?”
 
“Sobre o que essas pessoas conversam?”
 
“Como elas tratam as outras pessoas a sua volta?”
 
“Elas estão de acordo com a maneira que desejo ser visto no mundo?”
 
Depois de refletir, a decisão é sua.
 
Como posso encontrar pessoas alinhadas com meus objetivos de vida?
 
O primeiro passo é ter um bom planejamento, pois com ele você sabe exatamente onde quer chegar e com quem deve estar. Descobrir seus pontos fortes e fracos te dará combustível para ter coragem de transformar a sua realidade. Uma coisa simples que ocorreu comigo, por exemplo: sempre gostei de cantar, porém devido a crenças limitantes nunca havia cantando em público. Até que descobri meu potencial e procurei um evento no qual eu tivesse a oportunidade de cantar. Hoje estou em uma banda e faço disso meu principal hobby.
 
Uma dica é se questionar sobre onde seu público alvo está e o que as pessoas tem feito por lá — quais palestras elas têm assistido ou ministrado, que cursos tem feito, que eventos estão envolvidas. Se alguém que você admira vai estar em determinado evento, vá até lá, não hesite. Ouça o que essas pessoas empoderadas tem a dizer, interaja nas redes sociais de forma saudável, expanda seu networking!
 
Outro detalhe crucial: esteja sempre atendo a mudanças, sejam elas no seu círculo social ou mesmo geográficas, faça sua roda da vida expandir imediatamente, assim você irá potencializar seus resultados
 
Tathiane Silva, mãe, esposa, Coach, Palestrante Motivacional, Empreteca, Eneagramada, Embaixadora da RME, Escritora.

s;