3ª Vai Tec premia empreendedorismo tecnológico na periferia de São Paulo

jovem tecnologia

Programa conta com etapas de capacitação para jovens
 
A 3ª Edição do Programa Valorização de Iniciativas Tecnológicas (Vai Tec) começa as atividades práticas na terça-feira (12). O principal objetivo é apoiar empreendedores jovens de baixa renda das regiões periféricas da cidade a transformarem ideias inovadoras em negócios tecnológicos sustentáveis.
 

O programa é uma iniciativa da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa), que opera em colaboração com a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE). Com foco em capacitação, o Vai Tec foi reformulado e agora tem quatro etapas. Ao fim do processo, oferece apoio financeiro de 32 mil reais para 24 projetos empreendedores ligados à tecnologia.
 

É nosso papel inspirar estes jovens, ajudá-los a ter ideias e mostrar possíveis caminhos para transformar as experiências em negócios”, avalia a secretária municipal do Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso. “Vamos oferecer dinâmicas que possibilitem aos participantes a criação de redes de contatos dentro das suas comunidades, para que formem times que viabilizem seus empreendimentos”, afirma.
 

Nesta terceira edição, serão apresentadas diversas novidades em relação às edições anteriores. “O Programa terá um processo de seleção mais aberto e inclusivo, ao invés de selecionarmos os melhores projetos e apoiarmos somente estes empreendedores, vamos permitir que mais jovens participem de mentorias e capacitações, ao longo do processo seletivo”, explica Thaís Piffer, diretora da Adesampa.
 

A primeira etapa acontece na periferia das regiões norte, sul e leste da cidade. Serão feitos encontros para despertar a atitude empreendedora nos jovens e orientá-los a se inscrever no Programa. Os empreendedores locais apresentarão suas histórias de sucesso.
 

As atividades têm início na ETEC de Itaquera, em parceria com a Emperifa, a partir das 18h30, da terça-feira, para mobilizar os jovens da zona leste. Na quinta-feira (14), às 18h30, o encontro será na zona sul, em parceria com o Projeto Arrastão. Os eventos são abertos e gratuitos. Nas próximas semanas, o evento será realizado também na zona sul.
 

Nas próximas fases, o Vai Tec contará com diversas atividades. Na segunda etapa, chamada de “Ideação”, haverá oficinas para fomentar o desenvolvimento das ideias, a colaboração entre os empreendedores e a formação de equipes. Na terceira etapa, chamada de “Validação”, serão feitas capacitações e disponibilizadas ferramentas para tirar as ideias do papel. Por fim, a quarta etapa, chamada de “Pré-aceleração”, terá duração de seis meses. Nessa fase, terá será o acompanhamento dos projetos, que terão mentoria com especialistas, aulas para gestão do negócio, estímulo ao networking e apoio financeiro de 32 mil reais por projeto. Podem participar jovens a partir de 18 anos.
 

Para mais informações e inscrições para os encontros, acesse www.vaitec.com.br.
 

SERVIÇO
 


Programa Vai Tec (Etapa 1)

Encontro de Inspiração – Região Leste
Dia: 12/12/2018
Hora: 18h30
Local: ETEC Itaquera II (Av. Miguel Inácio Curi, s/n, Vila Carmosina)
 

Encontro de Inspiração – Região Sul
Dia: 14/12/2018
Hora: 18h30
Local: Projeto Arrastão (Rua Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 255, Campo Limpo)
 
Fonte: Divulgação

s;