São Paulo e Irlanda promovem evento sobre empoderamento feminino no mercado de trabalho

Pow3r

MIS sedia o encontro que acontece no dia  12 de dezembro
 
As mulheres ganham cerca de 30% a menos que os homens, mesmo quando desempenham a mesma função. Cargos de chefia e liderança são mais ocupados por homens.  A média masculina de rendimento no  Brasil é de R$ 2.012, a da mulher, R$ 1.522 (dados do IBGE). Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho) o desemprego atinge mais as mulheres que os homens.
 

Esses e outros  desafios enfrentados pela mulher no mercado de trabalho ganham um evento inédito no Museu da Imagem e do Som (MIS) no próximo 12 de dezembro.  Intitulada POW3R – Mulheres na tecnologia, negócios e política, a iniciativa é uma realização da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do governo do estado de São Paulo e do Consulado da Irlanda. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Interessados devem fazer inscrição pelo link https://goo.gl/forms/iFSyw4ysyaXg1RGt1 até 10 de dezembro.
 

Dividido em três painéis – Women in Tech, Women in Business e Women in Politics –  o POW3R   vai reunir nomes como as irlandesas Ann O´Dea, CEO do Silicon Republic, Mary Rose Burke, diretora da Câmara de Comércio de Dublin e Michelle O´Donnell Keating, presidente do Women For Election, além de Buh D´Angelo, fundadora da Infopreta, Karla Bertocco, subsecretária de Parcerias e Inovação do governo do estado de São Paulo, e Adriana Carvalho, gerente dos Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres.
 

Para cada um dos painéis, um profissional ligado ao tema foi convidado para moderar o debate.  O primeiro bloco terá mediação da CEO e fundadora do Navcult, Isadora Calil.  A correspondente para América Latina da Bloomberg Vanessa Denzem e Mônica Sodré, cientista política e colaboradora da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) mediam os segundo e terceiro blocos respectivamente.
 

Este é o terceiro evento sobre empoderamento feminino realizado pela AEAI em pouco mais  de um ano. Em setembro de 2016, a Assessoria e o Consulado dos EUA trouxeram a especialista Ludy Green, colunista do Huffington Post,  para uma palestra sobre empoderamento econômico e violência doméstica. Em maio deste ano, a Assessoria Internacional e o Consulado Geral do Canadá em São Paulo  promoveram o #SMASHTHEGLASS na Pinacoteca, quando foi tratado o empoderamento de gênero de forma mais abrangente.
 

“O foco agora é o debate sobre os desafios encontrados pelas mulheres com propostas de soluções e mudanças”, afirma Fernanda Carrer, assessora internacional da AEAI.  Dados do IBGE apontam que o número de mulheres  responsáveis pelos domicílios brasileiros em uma década passou de 18,1% para 24,9%.
 

“Um estudo do Fórum Econômico Mundial divulgado no começo deste mês aponta que a representação feminina na política no Brasil, por exemplo, foi reduzida. Para mudar essa situação é preciso que eventos como esse sejam constantes”, concluiu Ana Paula Fava, chefe da AEAI.  Segundo dados do ranking The Global Gender Gap Report 2017,  o Brasil perdeu 11 posições entre 2016 e 2017 na igualdade entre homens e mulheres.
 

Para a cônsul-adjunta da Irlanda Jill Henneberry, o “POW3R oferece a oportunidade de discutirmos como superar os desafios enfrentados por mulheres que trabalham em setores tradicionalmente dominados por homens. A Irlanda, além de compartilhar as lições que temos aprendido, quer se beneficiar das melhores práticas brasileiras”.
 

Segundo dados de 2016 do Central Statistic Office (CSO), as irlandesas representam 45,9% dos empregados no país. Em trabalhos que exigem mais qualificação, porém, 90,1% são do sexo masculino. Por outro lado, as mulheres representam 83,5% dos profissionais de setores como o de Cuidados e Lazer.
 

A jornalista Luciana Damasceno, que vive há 7 anos na Irlanda, afirma que em 2015, um terço das irlandesas trabalhavam em profissões consideradas femininas.  Para ela, as mulheres estão prioritariamente “no setor educacional e de saúde, mas são menos da metade nos níveis de gerenciamento dessas mesmas instituições. Nem mesmo o fato de serem a maioria (55,3%) com nível superior muda essa realidade”, afirma.
 

POW3R

Women in Tech

Women in Business

Women in Politics

 

Mulheres na tecnologia, negócios e política

 

14h Credenciamento

 

 

14h30 Abertura

Ana Paula Fava, Assessora Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo

Bary Tumelty, Cônsul-geral da Irlanda em São Paulo

 

 

14h40 Keynote Speaker

Coronel Helena Reis, Chefe da Casa Militar do Estado de São Paulo (a confirmar)

 

15h  Painel “Women in Tech”

Moderadora: Isadora Calil, CEO e fundadora do Navcult

Ann O’Dea, CEO e Co-fundadora do Silicon Republic

Buh D’Angelo, Fundadora do Infopreta

Carine Roos, Consultora de Telecomunicação, Co-fundadora do UP[WIT] e Co-fundadora do MariaLab

 

16h  Painel “Women in Business”

Moderadora: Vanessa Dezem, Correspondente da Bloomberg Latin America

Mary Rose Burke, Diretora da Câmara de Comércio de Dublin

Lina Useche, Co-fundadora e CEO da Aliança Empreendedora

 

17h  Coffee Break

 

17h30 Painel “Women in Politics”

Moderadora: Mônica Sodré, Cientista Política

Aline Cardoso, Vereadora e Secretária Municipal do Trabalho e Empreendedorismo

Michelle O’ Donnell Keating, Co-fundadora e Presidente do Women for Election

Neca Setubal, Vice-Presidente do Conselho Diretor da RAPS (Rede de Ação Política para Sustentabilidade)

 

18h30  Coquetel de Networking

s;