finanças />

Checklist financeiro de dezembro

Por Elis Negrão
 
O ano passou voando e para alguns foi incrível, para outros o que querem é que acabe logo! Mas ainda não acabou, temos alguns dias pela frente, então vamos conversar e planejar para finalizarmos tudo o que precisar e ainda conquistarmos coisas incríveis!
 

Quando falamos em planejar para conquistar novos sonhos em 2018, um dos assuntos importantes para estes últimos dias é sobre organizar nossas finanças, o que para muitos não foi nada bom, visto que o Brasil hoje é um país com 12 milhões de desempregados e com um número crescente de empreendedores e até mesmo muitos optando pelo trabalho informal. Com todo este cenário, buscar o hábito de sustentabilidade financeira é uma das maiores urgências para focar nestes últimos dias.
 

Agora em dezembro só ouvimos falar sobre natal, verão, férias, sonhos para o ano que vem. E o que ninguém está buscando ouvir é sobre ter suas finanças mais organizadas para começar o ano bem, mas preste bem atenção: agora é a HORA de organizar suas finanças.  Tomar este primeiro passo é bem difícil, afinal significa enfrentar a realidade desconfortável que as dívidas nos trazem. Exige muita coragem e vontade. O mais fácil é nos “auto-sabotarmos” e procrastinarmos as mudanças que precisamos fazer para 2018!
 

A organização faz com que nossas vidas sejam mais práticas, e não é diferente com as finanças. Recomendo que ainda hoje pegue um caderno para suas anotações e prepare-se para já começar a organizar suas finanças nestes últimos dias de 2017. Esta atitude permitirá um novo aprendizado que poderá levar não só para 2018, mas para toda a vida.  Tenha certeza de uma coisa: o risco de cair em dívidas por falta de planejamento é grande.
 

Faça um checklist financeiro:
 

  1. Faça escolhas inteligentes! Pense e escreva o que fará com o seu 13º salário.
  2.  

  3. Você está endividado? Então analise todos os valores e tenha o total, o juro com prazos de pagamentos, busque renegociação com seus credores, com as melhores taxas e prazos. Mesmo que tenha o valor do 13º salário para realizar a quitação, não deixe de negociar. Primeiramente veja suas dívidas dos bens em garantia, como carro, moto, casa e outros. Depois pague as dívidas com os juros altos, como cartão de crédito, cheque especial e empréstimos com terceiros.
  4.  

  5. Ainda sobrou um dinheirinho? Então escreva todos os presentes que pretende dar, faça orçamentos de cada um via internet e vá até a loja física, para ver se realmente é a melhor alternativa. Compre do pequeno empreendedor pequenas lembranças e faça uma linda carta. Economize!
  6.  

  7. Lembre-se que em janeiro chegam as contas, IPVA, IPTU, Material Escolar e outros.
  8.  

  9. Faça uma limpeza e desapegue: doe roupas, livros e brinquedos. Para renovar as energias.

 

Fazendo está análise e planejamento você vai entrar 2018 sonhando. Com o hábito de organizar suas finanças mês a mês, podemos prever que em dezembro de 2018 sua situação será diferente, poderá usufruir do 13º salário como uma gratificação de fim de ano, um presente.
 

Talvez depois de ler tudo isto você ainda não esteja motivada a fazer este checklist. Mas é com ele que ficaremos motivados a nos reeducarmos financeiramente. Ou seja, é necessário! É possível você fazer algo que não gosta estando mais feliz, se estiver cumprindo sua motivação, do que o contrário. Enquanto você não der importância e não descobrir o que te motiva a economizar, vai continuar com este sentimento de nadar, nadar e morrer na praia, sempre sem dinheiro no final do mês.
 

Você precisa dedicar um tempo a você e sonhar! Quem possui sonhos claros e bem definidos, ou seja, quem sabe onde quer estar daqui há um (curto prazo), 5 (médio prazo) ou 10 anos (longo prazo), muito provavelmente não será um endividado. Planejar-se para seus objetivos é a maior arma contra o endividamento descontrolado. Lembre-se: pior que estar endividado é não ter sonhos.
 

Depois que você descobre qual seus sonhos, o ciclo de desequilíbrio financeiro tende a se fechar, as coisas começam a tomar sentido, suas realizações aumentam, na qualidade e na quantidade.

 

Feliz dezembro! Feliz 2018! Feliz vida!

s;