W55: iniciativa inédita de apoio ao empreendedorismo feminino

Elevated view of a group of young women lying on a lawn with their hands together

Por Redação RME – Maitê Borges
 
A W55 é a primeira aceleradora criada por mulheres para capacitar, acelerar e financiar empresas fundadas ou lideradas por empreendedoras. As idealizadoras são Ana Fontes, fundadora da RME, atuante em educação, empreendedorismo e empoderamento feminino, criadora e organizadora da Virada Empreendedora e Fórum Empreendedoras; e Fernanda de Lima, fundadora da InfoMoney, sócia da Gradual Investimentos e apaixonada por educação financeira e empreendedorismo.
 
O anúncio da aceleradora foi feito no último dia 19, na 6ª edição do Fórum Emprendedoras, organizado pela Rede Mulher Empreendedora-RME, durante o painel “Acesso a crédito e financiamento para mulheres”, com participação de Fernanda de Lima.
 

Segundo pesquisa realizada pela RME com mais de 1300 respondentes, em 2016, 59% das empreendedoras investiriam mais na empresa se tivessem acesso a melhores linhas de crédito, com juros menores. 38% delas afirmaram precisar de investimento para a empresa mas não possuem acesso a crédito. Outro dado que evidencia uma lacuna no setor é que menos de 2% dos recursos globais de fundos de capital privado investem em empresas lideradas por mulheres.
 

O objetivo da W55 é suprir essa brecha do mercado, além de capacitar, financiar e fomentar o crescimento de empresas fundadas ou lideradas por mulheres. A atuação se dará em três vertentes:
Capacitação de empreendedoras por meio de cursos e workshops que atendam aos perfis, necessidades e realidades das mulheres.
 

Aceleração e Networking: a W55 será a primeira aceleradora voltada exclusivamente para empresas lideradas por mulheres, que poderão contar com a participação de executivas e empreendedoras experientes como mentoras ou incentivadoras.
 

Acesso a capital:  a W55 será o primeiro fundo dedicado ao financiamento ou compra de participação em empresas lideradas por mulheres.
 

As fundadoras esperam que a aceleradora se torne, em um futuro próximo, a primeira alternativa de investimento de impacto no brasil, e com isso, contribuir para a economia como um todo.
 

Conheça o site: www.w55.com.br

s;