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5 Dicas para aumentar a receita da empresa em tempo de crise

Por Sabrina Nunes, idealizadora do e-commerce Francisca Joias
 

Com a economia brasileira enfrentando uma “estiagem” é normal que os empresários se sintam receosos na hora de fazer investimentos e temem não conseguir aumentar a receita de seus negócios.
 

Veja, a seguir, algumas dicas para você aumentar a receita da sua empresa, mesmo em meio à estagnação da economia nacional.
 

Ajuste os processos e aloque energias para o que realmente importa
 

É preciso pensar rápido nas prioridades. É melhor para a empresa enxugar custos a qualquer preço ou investir em melhorias no processo de vendas? Talvez o mais importante seja ajustar os processos internos, melhorar as parcerias com fornecedores, investir na busca de novos clientes.

 

Intensifique o relacionamento com os clientes atuais e prospecte novos
 

Relacionamento com a base de clientes deve ser prioridade sempre, afinal, são eles que compram e tornam a empresa lucrativa. No entanto, em um momento de estagnação da economia, a concorrência pode abrir mão de alguma margem de lucro para vender mais. Mostre para a equipe comercial que a fidelização de clientes é uma necessidade imediata.

 

Diminua os custos variáveis
 

Sem criar pânico em sua equipe, mova as lideranças em direção à necessidade de diminuir os custos variáveis como material de escritório, energia elétrica, entre outros.

 

Aperte nas negociações com fornecedores
 

A sua base de fornecedores é realmente sua parceira? Chegou a hora de cobrar do pessoal de compras melhores negociações de preços e prazos de pagamento. Ao conseguir um preço melhor em alguma mercadoria ou insumo, você pode diminuir o preço final para o consumidor e investir na venda casada. Ou pode manter o preço e obter uma margem maior.

 

Retenha os melhores talentos
 

Uma equipe produtiva, colaborativa e criativa é muito importante nos momentos em que a prioridade é o aumento das receitas.

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