filament bulb lying on euro coins />

O jogo do empreendedorismo é gerar, entregar e capturar valor

Por Alice Salvo Sosnowski*

 

No meu trabalho de mentoria, recebo diariamente várias dúvidas de empreendedores, que vão desde a estratégia do negócio até a gestão e operação no dia a dia: Como conseguir novos clientes? Qual ação de marketing me trará mais retorno? Devo procurar um novo sócio? É possível superar a crise?

 

Se precisasse dar uma só resposta para todas estas perguntas, ela seria: o objetivo de todo empreendedor é GERAR, ENTREGAR E CAPTURAR VALOR. Esta é a razão de ser de um negócio e deve ser um MANTRA para qualquer empresa.

 

Para gerar valor, o empreendedor precisa entender exatamente qual PROBLEMA ele pretende resolver. A partir daí criar e entregar uma SOLUÇÃO satisfatória a ponto do cliente perceber o VALOR da proposta e PAGAR por ela. É assim que a empresa ganha dinheiro, sobrevive e se perpetua no mercado.

 

Em uma entrevista que fiz com o Silvio Meira, o cofundador do Porto Digital em Recife e um dos caras mais inovadores do Brasil, o pesquisador resumiu nesta frase o pulo do gato do empreendedor:  “Descobrir quem vai te pagar por um determinado produto ou serviço, como, onde, quando e, principalmente, por que”. Ou seja, defina claramente o seu MODELO DE NEGÓCIOS.  Parece simples, não é?! Mas, apesar disso, vemos muitos negócios em funcionamento que ainda não resolveram essa equação, o que os torna sérios candidatos ao cemitério dos CNPJs.

 

GERAR, ENTREGAR E CAPTURAR VALOR é o jogo do empreendedorismo. E saber se movimentar sob essas regras é um grande passo para o sucesso. Dissemine este mantra na cultura da empresa, incentive que colaboradores e sócios a pensarem com este mindset e usá-lo como guia na tomada de decisões e você verá resultados positivos nos negócios.

 

PS1: Apesar de muitos já conhecerem, não custa lembrar que a ferramenta Business Model Generation (BMG) ajuda os empreendedores e estrategistas a definir o modelo de negócios da empresa. De forma sistêmica e objetiva, a  ferramenta mostra como a empresa cria valor para si e para os clientes. Ela simplifica o entendimento dos pilares que compõem um negócio e permite entender o negócio de forma integrada. O Canvas pode ser baixado online no site do Business Model Generation (em inglês) ou no site do Sebrae (www.sebraecanvas.com).

 

*Alice Salvo Sosnowski é jornalista, escritora, especialista em empreendedorismo e criadora da metodologia O Pulo do Gato Empreendedor©, que desenvolve habilidades para os desafios do século XXI. Atua como mentora e consultora de empreendedores, startups e empresas de diversos setores. Mais Informações e contato em www.opulodogatoempreendedor.com.br. Email: alicesalvo@gmail.com

s;